Modelos de Informação da Construção (BIM)
Projetos desenvolvidos em Modelos de Informação da Construção (BIM), a rigor, deveriam ter um processo bastante diminuto de compatibilização.
A Canteiro tem trabalhado muito fortemente junto aos seus clientes o processo de Construção Virtual e Engenharia Simultânea.
Os Modelos de Informação, com uso de tecnologia e ferramentas avançadas de engenharia nos permitem, hoje, anteciparmos a execução da obra, de maneira virtual.
Vocês imaginam uma obra ser executada para depois ser corrigida (compatibilizada)?! Pois é, tampouco um empreendimento em BIM deve tratar a compatibilização desta maneira.
Etapas que levam ao sucesso
Trabalhamos uma sequência de etapas que levam ao sucesso do produto final de maneira virtual, antecipadamente.
O edifício é construído com qualidade, atendendo aos requisitos de produto (OPR – Owner Project Requirements) e aos requisitos de projeto e normativos (BoD – Basis of Design) e de métodos construtivos e padrão de execução de obras.
Adotamos definições de organização e metodologia (Estratégia BIM) para então partirmos para o tripé (1) Coordenação (Tempo, recursos, requisitos, responsabilidades, entregas), (2) Gerenciamento (Controle de qualidade geométrica e de informação) e como checagem final a (3) Compatibilização.
Mas como um fluxo de disciplinas interdependentes e não independentes entre si. Tratamos de um projeto de edificação, como um corpo único, e não um aglomerado de subsistemas.
Assim, quanto melhor coordenado é um empreendimento, menor a necessidade de gerenciamento. Quanto melhor gerenciado forem os modelos, menor a necessidade de compatibilização, e consequentemente, de retrabalhos.