Informações da Canteiro AEC
+55 (48) 99106-1731
Seg. à Sex das 9h às 18h
Perguntas Frequentes
BIM é uma metodologia de trabalho que consiste na construção digital de um projeto de edificação ou de infraestruturas feita através do trabalho colaborativo entre os diversos players envolvidos na obra. De forma que este modelo virtual contém todas as informações do ciclo de vida da obra, as quais podem ser adicionadas e alteradas em tempo real.
Através do trabalho colaborativo e das informações que podem ser adicionadas em tempo real no modelo virtual, o Building Information Modeling permite que se tenha uma pré-visão e uma ampla percepção do projeto. Assim, a metodologia faz com que erros, interferências, improvisos e refações sejam evitados, o que reduz o tempo e custo investido no projeto.
O BIM tem a função de representar e simular o desenvolvimento da edificação ou infraestrutura dentro do entorno que será inserida (cidade, bairro, rua, etc), a conduta da estrutura diante do clima, eficiência energética, segurança, comodidade e consumo de materiais. Com todos esses dados é possível conhecer os impactos e proveitos sociais e econômicos da construção durante todo sua vida útil.
A metodologia deve ser aplicada em todas as disciplinas que compõem a obra (arquitetura, estrutural e instalações: Elétrica, Hidráulica, Telecomunicações, Climatização, Preventivo de incêndio e SPDA, Automação, etc. Portanto, BIM pode ser utilizado em todos os momentos do ciclo de vida do projeto (concepção, planejamento, execução, gestão e manutenção) e por todos os players envolvidos no projeto, sejam eles engenheiros, arquitetos, projetistas, orçamentistas, gestores e construtoras e incorporadoras.
O Brasil é outro país que também tem uma demanda exponencial do BIM na arquitetura, engenharia e construção , tanto é que em 2018 foi sancionado um decreto que instituiu o Comitê Estratégico de Implementação do BIM. Além disso, em Santa Catarina há licitações públicas que requerem a elaboração de projetos em BIM.
É crescente o número de empresas privadas brasileiras (escritórios, construtoras e incorporadoras) que adotam BIM para se diferenciar no mercado, ter mais segurança nos prazos, economia de gastos, menor desperdício de materiais e eficiência nos projetos.
As universidades do Brasil já notaram a importância da metodologia para o setor e para atender a demanda de profissionais que buscam formação em BIM e começaram a inseri-la em seus cursos de graduação, especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Além disso, organizações e associações de arquitetura, engenharia e construção do país também não têm medido esforços para a criação de normas e guias de estilos BIM que visam padronizar e difundir os conceitos relativos ao Building Information Modeling. Por isso, há muitos eventos e publicações sobre este novo método de trabalho.
Transparência – O trabalho colaborativo possibilita a participação de todos os players, que têm disponíveis todas as informações e detalhes de todas as áreas da obra.
Atualização dos dados em tempo real – A tecnologia somada ao trabalho colaborativo permite integrar e alterar desenhos e detalhes automaticamente.
Linguagem única para todos – O BIM possibilita uma comunicação integrada entre todos os envolvidos.
Desenho inteligente – Os desenhos possuem informações detalhadas, ou seja, cálculos podem ser feitos automaticamente e informações adicionadas de maneira simultânea na parte gráfica do projeto.
Avaliação geográfica da localização do projeto – O BIM permite uma análise dos impactos geográficos e sociais da estrutura para ver a viabilidade da construção de uma obra em um determinado local.
Execução mais eficaz – Ao representar virtualmente o projeto e ainda contar com o trabalho colaborativo de todos os envolvidos o BIM possibilita a previsão de erros e evita imprevistos, além de verificar a viabilidade do local da construção, o que torna o projeto mais eficiente e faz com que seja realizado em menos tempo e menor custo.
Cronograma preciso – O BIM está presente durante todas as fases do ciclo de vida da obra e ao ser associado com um cronograma de atividades, possibilita que sejam transmitidos todos os requisitos de espaço, recursos de trabalho, materiais e entregas.
Marketing pessoal, da empresa e do país – O BIM acaba sendo um diferencial competitivo entre os profissionais do setor , entre os escritórios de arquitetura e engenharia, construtoras e até mesmo é capaz de deixar mais positiva e trazer melhor resultados à uma gestão governamental.