Canteiro aec logo black

Serviços

O que a Canteiro AEC faz?

Conheça um pouco mais sobre os serviços que nós da Canteiro AEC oferecemos, conheça nossa metodologia e estratégia BIM. Atuamos com construção virtual, coordenação, análise e gerenciamento de grandes projetos. Confira!

1 - Construção Virtual

Definimos conceitos e alinhamento de procedimentos executivos de construção no desenvolvimento dos projetos. Federamos modelos representando o processo executivo. Integramos a fase de projetos à execução da obra.

2 - Estratégia BIM

Atuar de maneira estratégica com a implementação da metodologia BIM auxilia o empreendedor a definir corretamente o fluxo, recursos, ferramentas, processos e resultados esperados para a integração do BIM em suas diferentes aplicações ou dimensões. Além disso, quando implementado corretamente, pode promover a colaboração interna da empresa e dos demais agentes promotores do negócio imobiliário, principalmente os times de projeto, construção, gerenciamento e operação.

3 - Plano de execução BIM

Criado para facilitar o gerenciamento de informações de um projeto BIM, o Plano de Execução BIM tem o objetivo de explicar e detalhar como os aspectos de modelagem das informações de um projeto serão realizados. Esse documento deve incluir um detalhamento do processo de trabalho dentro do modelo BIM, as responsabilidades de cada um dos envolvidos e uma estratégia de desenvolvimento.

4 - Implantação BIM

Introdução à metodologia BIM com o alinhamento das ferramentas utilizadas; Definição dos usos previstos; Elaboração de um plano detalhado para a migração do 2D para BIM; Definição de requisitos de entrega Open BIM; Comunicação, gerenciamento e compatibilização através de plataforma colaborativa.

5 - Coordenação BIM

Realizamos a coordenação de projetos. Orientando e facilitando a colaboração e comunicação entre todos os projetos. Auxiliamos o cliente a controlar prazos e entregas, de forma a atingir seus objetivos. Definimos fluxo e cronograma. Lideramos as reuniões técnicas de projetos.

6 - Compatibilização

Analisamos criteriosamente os projetos buscando conflitos entre as disciplinas, informações relevantes e antecipando decisões que impactam na etapa da obra, garantindo projetos integrados.

7 - Gerenciamento BIM

Gerenciamos os projetos entregues em BIM, equalizando parâmetros e nível de detalhamento. Integramos e auditamos os modelos para que possam ser utilizados da forma esperada.
Realizamos o controle de qualidade dos modelos BIM.

8 - BIM 4D: Planejamento

Realizamos o planejamento da execução do empreendimento em diversas ferramentas e integramos o cronograma ao modelo para realizar simulações virtuais. Com elas é possível prever o posicionamento de equipamentos de grande porte, definir o melhor layout do canteiro e verificar os serviços previstos para a medição da obra.

9 - BIM 5D: Quantitativos e Orçamentação

Vinculação de custos de serviço aos elementos em diversas etapas do projeto proporciona mais assertividade na tomada de decisões por parte do cliente. Permite que o produto seja avaliado e revisado ao longo do fluxo de elaboração dos projetos visando o custo total do empreendimento.

10 - BIM 6D: Performance

A 6ª dimensão do BIM analisa e cria a integração dos modelos às propriedades dos materiais, equipamentos e sistemas relacionados à aspectos ambientais, de performance e desempenho. 

Dentre os aspectos analisados e incorporados ao modelo, estão questões relacionadas à sustentabilidade e às normas de certificação ambiental como LEED, EDGE, PROCEL, AQUA ou referências normativas à ela associadas como as normas de eficiência energética, conforto, desempenho - NBR 15.575, qualidade do ambiente construído, acústica, entre outros.

11 - BIM na obra

Formatação da integração do open BIM com as pranchas de documentação executiva permitem um melhor entendimento e consulta dos projetos durante a etapa de execução do empreendimento. Além disso, permite uma melhoria na comunicação durante a etapa de obra, organizando e concentrando as informações nos modelos e documentações, facilitando o acesso às mesmas.

12 - Consultorias

Objetivando resultados de alto desempenho, nos dedicamos à formatação de equipes sólidas, com engajamento, rigor técnico e aplicação de tecnologia de alto nível técnico.

Building Information Modeling PROCESS

“Inovação tecnológica digital baseada em modelos de informação, que para ser bem explorada exige novas competências e novos processos de trabalho.”

tecnologia processos pessoas canteiro aec serviços

Estratégia BIM

A Necessidade de um Plano Estratégico para Integração BIM
Uma organização deve conduzir um processo de planejamento estratégico BIM para estabelecer objetivos, usos e definir a direção para focar esforços de implementação. As atividades de planejamento ajudam uma organização a definir as metas e objetivos, enquanto direciona os meios e métodos para alcançá-los.

Atuar de maneira estratégica com a implementação da metodologia BIM auxilia o empreendedor a definir corretamente o fluxo, recursos, ferramentas, processos e resultados esperados para a integração do BIM em suas diferentes aplicações ou dimensões. Além disso, quando implementado corretamente, pode promover a colaboração interna da empresa e dos demais agentes promotores do negócio imobiliário, principalmente os times de projeto, construção, gerenciamento e operação.

Vários benefícios obtidos com a criação de um plano estratégico BIM incluem o desenvolvimento de:

  • Uma compreensão clara das metas organizacionais e objetivos BIM em um determinado período de tempo;
  • A alocação efetiva de recursos organizacionais para as principais competências e prioridades do BIM;
  • O fornecimento de uma referência a partir da qual o progresso em cada uma das categorias de competência pode ser medido em marcos para avaliar as transições;
  • A promoção do trabalho em equipe e uma perspectiva integrada de planejamento com múltiplas opiniões de diferentes indivíduos dentro de uma organização.

Como qualquer novo processo, a implementação do BIM dentro de uma organização tem uma curva de aprendizado associada. Isso é importante para organizações com relativamente pouca ou nenhuma experiência com BIM, pois a falta de familiaridade pode trazer riscos ao longo das etapas de implementação. Com um planejamento mais detalhado, a organização poderá obter maior clareza do processo, o que reduzirá os riscos e aumentará o valor geral da implementação.

A Canteiro AEC executa as suas atividades com a adoção do OpenBIM, que garante:

Interoperabilidade

É a chave para a transformação digital na indústria de ativos construídos

Padrões abertos e neutros

Devem ser desenvolvidos para facilitar a interoperabilidade

Trocas de dados confiáveis

Dependem de benchmarks de qualidade independentes

Os fluxos de trabalho

Colaborativos são aprimorados por formatos de dados abertos e ágeis

A flexibilidade de escolha

Da tecnologia cria mais valor para todas as partes interessadas

A sustentabilidade

E a longevidade é protegida por padrões de dados interoperáveis ​​de longo prazo

estrategia bim canteiro aec

Coordenação BIM

  1. Apresentação e controle de preenchimento do briefing técnico com os padrões construtivos aprovados pela construtora e ou cliente.
  2. Alinhamento dos conceitos e premissas para equalizar as expectativas do cliente, possibilitando que os projetistas trabalhem sempre sob a mesma base de informação em suas revisões;
  3. Elaboração do cronograma de desenvolvimento dos projetos e modelos BIM;
  4. Gestão dos fluxo de modelagem e responsabilidades a serem seguidas para o processo de elaboração, entrega e revisão dos modelos BIM;
  5. Gestão dos fluxos de informação e decisão do cliente;
  6. Reuniões quinzenais de desenvolvimento e coordenação de projetos e registros no sistema BIMcollab;
  7. Elaboração das pautas e condução das reuniões para verificação no BIM Collab® das alterações validadas;
  8. Comunicação e suporte aos projetistas e cliente em relação ao fluxo de trabalho em BIM;
  9. Registro das decisões do cliente para as alterações ou adequações de projeto;
  10. Disponibilização* e gestão da plataforma de comunicação e compatibilização BIM Collab®.
 

*Verificar condição de contratação da plataforma BIM Collab

Fluxograma simplificado de projeto

fluxograma simplificado de projeto canteiro aec ok

Relatório Gerencial

relatorio gerencial aec ok

Elaboração de conograma, relatórios avançados semanais, relatório gerencial mensal

relatórios de avanços semanais e mensail bim canteiro aec

Gerenciamento BIM

Os serviços a serem desenvolvidos englobam o gerenciamento dos modelos BIM de projetos e a interface com as demais informações de projetos incorporados pelos modelos BIM de outras disciplinas.

O gerenciamento BIM ocorre durante os ciclos de compatibilização (diferentes etapas e hierarquias de análise de compatibilização), através de um processo de integração multidisciplinar das equipes de profissionais, das diversas áreas de atuação técnica, envolvidas no projeto, incluindo o cliente.

Também abrange este serviço o auxílio para a validação dos modelos de modo a viabilizar o processo de compatibilização e fins específicos alinhados com o cliente. O gerenciamento BIM ocorre durante a fase de desenvolvimento dos projetos até a conclusão dos modelos executivos em BIM.

Para a etapa de gerenciamento, além do descrito acima, estão previstos:

  • Participação nas reuniões de coordenação que envolvem a apresentação dos projetos para fins de validação técnica pelo cliente.
  • Identificação e relatório com os apontamentos de gerenciamento de informação e integridade dos modelos BIM na plataforma de comunicação.
  • Até 3 ciclos de validação de modelos por disciplina a cada ciclo de compatibilização.
 

De posse do Plano de Execução BIM revisado ou do Plano de Execução e Gerenciamento BIM desenvolvido pela Canteiro ocorrem os processos de validação dos modelos.

A validação dos modelos é a etapa do Gerenciamento BIM em que os modelos são analisados quanto à sua integridade em relação aos requisitos de uso BIM estabelecidos pelo programa técnico do cliente (Programa de necessidades ou Requisitos de Projeto do Proprietário).

Caso os modelos não apresentem as informações necessárias serão revisados até sua completude.

Todos os modelos deverão gerar, ao final de sua elaboração, arquivos tipo .IFC para que possam ser validadados.

Com os modelos revisados iniciaremos o processo de compatibilização técnica com o uso de ferramentas BIM.

Construção Virtual

A Canteiro AEC implementa o processo de CONSTRUÇÂO VIRTUAL, desde o auxílio na concepção do produto imobiliário, qualificação e homologação dos projetistas através de um termo de referência e acompanhando todo o processo de desenvolvimento dos modelos BIM a nível executivo, prontos para a geração de documentação de obra e uso dos modelos BIM na obra.

Análise, verificação e resolução de inconsistências: compatibilidade geométrica entre os sistemas, soluções técnicas adequadas à execução, confiabilidade dos dados e informações e mitigação de indefinições.

Esta etapa objetiva facilitar a gestão executiva do modelo, incluindo análises de interferências e emissão de relatórios de compatibilização através do sistema BIM Collab®.

Análise com base em modelos BIM e documentos complementares, abrangendo:

  1. Análise crítica quanto a interferências geométricas entre diferentes sistemas;
  2. Análise crítica quanto a omissões (falta de informações) em projetos e documentos;
  3. Análise crítica quanto à adequação de projetos aos métodos construtivos da construtora;
  4. Sugestão de melhorias e alternativas de projeto em função do processo de análise e compatibilização;
  5. Orientação para ajustes necessários em projetos, por disciplina, em função da compatibilização;
  6. Reuniões técnicas de compatibilização por ciclo (3 por ciclo | Total 9 reuniões);
  7. Registro e banco de dados de informações para tomada de decisão e melhoria contínua do processo.
01
Modelos BIM (Coodernação)
Entrega dos modelos BIM de cada disciplina atendendo aos requisitos estabelecidos no plano BIM e solicitações de compatibilização do último ciclo.
02
Validação
Verificação de atendimento aos apontamentos de compatibilização, requisitos de projeto e requisitos de modelagem por parte do contratante e coordenador.
03
Modelo Federado
Unificação dos modelos e configuração de regras para análise integrada dos projetos.
04
Compatibilização
Análise e comunicação de concordâncias, interferências e padrões conforme exigências existentes para o projeto.
05
Alteração
Revisão dos modelos conforme apontamento de melhorias registradas no sistema de comunicação